Visão Computacional

De Caninos Loucos
Ir para: navegação, pesquisa

Uma das ferramentas mais utilizadas para processamento de imagem é o OpenCV, fornecendo diversas funções para manipular imagens e vídeos a fim de realizar os mais variados projetos de visão computacional.

Como o processador da Labrador apresenta uma arquitetura ARM, algumas bibliotecas ainda não foram compiladas para ela, impossibilitando uma instalação simples pelo pip ou pelo apt-get. Para solucionar esse problema, alguns colaboradores disponibilizaram os arquivos necessários e os scripts de instalação.

Python 3.7

A Labrador vem inicialmente com a versão 3.7 do Python. Dessa forma, basta baixar o arquivo presente nesse link [1], descompactá-lo em um local que não será deletado e rodar o script por meio do comando:

sudo bash opencv_py37.sh

Ao completar o processo de instalação, reinicie o terminal e em seguida poderá utilizar o OpenCV.

Outras versões de Python

Para poder utilizar outras versões de Python, utilizaremos o pyenv, capaz de gerenciar várias versões de Python ao mesmo tempo. Antes, verifique no nosso Drive as versões de Python para as quais o OpenCV já foi compilado, bastando seguir esse link [2]. Se a versão que deseja não se encontra disponível, você deverá seguir pelo caminho mais difícil e demorado, explicado na seção Compilação.

Para instalar o pyenv, siga o tutorial nesse link [3].

Obs. 1: Nos passos 2 e 3, substituir bash_profile por bashrc

Obs. 2: No passo de número 6, insira a versão que deseja instalar.


Em seguida, faça o download do arquivo minimal.zip à partir do Drive, descomprima e rode o script por meio do comando:

sudo bash opencv.sh

Obs. 1: na linha 1, altere a variável VIRTUALENV_NAME para o nome do seu virtual environment.

Compilação

Se precisar utilizar alguma outra versão do OpenCV ou do Python, poderá utilizar um script de instalação, que fará o download de todos os pacotes necessários. O script está disponível no mesmo Drive de download dos arquivos [4].