Abertura do Programa

De Caninos Loucos
Ir para: navegação, pesquisa

O programa Caninos Loucos desenvolve uma família de Single Board Computers com projeto aberto e livre com o intuito de fomentar o desenvolvimento e aprendizagem de sistemas embarcados no Brasil. É importante ressaltar que o termo livre não implica em gratuidade, visto que existem custos intensos associados ao desenvolvimento e esforço de engenharia destas tecnologias, principalmente na parte de Hardware. Os benefícios deste modelo são inúmeros, mas em sua essência está a liberdade fundamental a todos os usuários que quiserem desenvolver algo a partir de nossa documentação, dado que contribuam com suas mudanças retornando à comunidade.

O desafio do programa Caninos Loucos é alcançar a abertura do projeto com sustentabilidade. Temos um time de profissionais focados em discutir os próximos passos de abertura e desenvolver soluções em modelos de licenciamento e de sustentabilidade. Alguns destes profissionais tem trabalhado desde os primeiros conceitos do programa, acreditam nesses ideais de hardware e software livre e conseguiram trazer o projeto para onde estamos hoje.

Atualmente já temos boa parte de nosso software aberto e livre, que pode ser encontrado no nosso Github [link], as exceções ao que está disponível lá são binários de propriedade intelectual de terceiros, como desenvolvedores de certos subsistemas de nossas placas. Estas exceções também estão sendo tratadas através de contatos e negociação com as empresas detentoras dessas propriedades intelectuais. Quanto ao hardware, o processo de abertura segue de maneira mais compassada, este desenvolvimento envolveu grandes investimentos de diferentes fontes e é necessária maior atenção para a sustentabilidade do modelo de desenvolvimento e licenciamento para que possamos manter a equipe de desenvolvimento da Caninos e seguir contribuindo com novos projetos e aperfeiçoar os existentes. Criar um modelo novo como este de abertura sustentável é um processo árduo e custoso, mas que acreditamos ter que ser feito com bastante cuidado mirando não só o momento atual, mas também o futuro sustentável do programa.

Queremos constituir uma comunidade de hardware futuro. Portanto, publicaremos o máximo de informações que legalmente e de forma sustentável pudermos, possibilitando a manutenção do software no nível do sistema. Isso pode incluir diagramas de circuitos, lista de materiais, folhas de especificações do fabricante para circuitos integrados e especificações para barramentos fora do padrão.

Também queremos incentivar o desenvolvimento de novas baseboards, para isso planejamos publicar futuramente os gerbers de baseboards simples como referência para design, assim os desenvolvedores terão uma base de como interagir com as placas principais.

Novas atualizações sobre o desenvolvimento e abertura do projeto serão listadas também nesta página. Caso acredite nestas aspirações e queira ajudar com o projeto, entre em contato conosco ou acesse a página Como contribuir nesta wiki.